terça-feira, 4 de setembro de 2012

Educação¿ Onde?



Pensem, qual seria a educação ideal que seu filho merece? Acho que sua opinião vale mil vezes mais do que qualquer pesquisa estatística. Por isso, reflita muito bem sobre este assunto... Todos nós merecemos uma educação de primeira.

Desde criança gostava de ler, mas nunca me senti "livre" quando se tratava de escola, pois (pelo menos na minha época) muitas escolas que frequentei pareciam mais com uma prisão do que um lugar de educação. Acredito que você estranhe este meu comentário, mas se você já estudou numa escola pública talvez tenha ideia do que estou falando. 

Nos dois últimos períodos antes de entrar no ensino médio, estive em escolas com praticamente todos os âmbitos cercados por portões que mais pareciam jaulas de aula. Confesso que sempre me senti mais livre em casa lendo meus livros, livre de qualquer opressão acadêmica com aquelas indicações horrendas de livros que muitas vezes não tinham sentido algum para a realidade na qual vivia.

Nunca vi com bons olhos desde o começo das divulgações que os eventos mais famosos do mundo viriam para o Brasil, pois se já "sem maiores motivos" nossa educação passa constantemente por uma vasta maquiagem - imaginem neste período? Pelo menos, o que salva tanta hipocrisia muitas vezes são as greves que acabam mostrando que muitas pesquisas passaram bem longe das escolas e colégios deste "Brasilzão".

E você caro leitor, o que acha da educação no Brasil? Já teve experiências com educação em outros países e como é a sua experiência aqui no Brasil? Quais seriam suas sugestões para solucionar ou pelo menos amenizar tanto descaso público, principalmente nesta área?

Tantas perguntas, será que teria solução? 

Mais abaixo, tem um amiguinho que também fica indignado quando tocamos neste assunto...rs.




4 comentários:

  1. Oi Luks ^.^ esse é um assunto que deve ser pensado, mas que muitas vezes as pessoas deixam pra lá! Concordo com você, não me sinto a vontade em escolas, e muitas vezes me sentir em uma prisão em meio a tantas grades, estou surpresa da sua opinião ser parecida com a minha ^.^

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -MicaScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo comentário. Você não esperava que tinha tal opinião, por que? Fiquei curioso pela sua surpresa...rs.
      Grades + Educação = ilusão.
      Quero ler sim... Daqui a pouquinho passo por lá :)
      Att.,
      Luks

      Excluir
  2. Mesmo achando que a educação tem mudado muito no Brasil, algumas coisinhas ainda não mudam. Sei lá, minha filha tá terminando o colegial e é uma pessoinha que não curte ler de jeito nenhum. Fico meio revoltada as vezes com isso, afinal, eu sempre li e fiz questão de passar isso pra ela. Raras vezes, vi ela com algum livro na mão e recentemente perguntei a ela se na escola não iam a biblioteca. E ela me disse que preferem ver filmes a ter que na biblioteca.
    Sei lá, acho que gostar de ler é como parte do caráter de alguém. Mas será que as escolas, essas mesmas que obrigaram tanto a leitura no passado, hoje não relaxaram demais?
    As escolas se tornaram prisões..mas nem falo dos muros e grades, falo mais pelo lado, de terem se tornado apenas parte do sistema. Não estão ali pra transformar uma criança,mas apenas estão por estarem :/

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com boa parte de seu pensamento. Contudo, acho que em relação às bibliotecas, muitas vezes a mesma não possui um gestor/administrador correlato para suprir suas necessidades, principalmente para manter um elo entre os livros e os leitores - que neste caso, chamasse de O Bibliotecário...rs.
    A prisão alienativa ainda é mais destrutiva do que a física, pois saber se locomover/viajar em lugares fechados são para poucos, não acha?
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...