segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Minha Ladeira da Preguiça




Eita coisa boa!


Quando nós procuramos uma definição da palavra preguiça, esse é um dos resultados coletados na pesquisa: a preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão.

Um dos dias mais "propícios" para curtir uma boa preguiça, sem dúvidas seria numa segunda-feira... Ainda mais quando você "lava a jega" no fim de semana...rs. Mas não pensem que se passarmos o fim de semana tranquilão em casa estaremos livre dela, pois sempre necessitaremos de algum tempo vago na hora do trabalho para nos recuperarmos da "canseira" que a diversão nos dá durante o fim de semana...rs.  

Falando em preguiça, vocês conhecem a Ladeira da Preguiça? Pois é pessoal, essa ladeira foi uma das três primeiras construídas aqui em em Salvador. E vocês chutariam o porque deste nome? 

Uma das explicações seria esta:

preguiça citada no nome da ladeira refere-se ao fato de que as mercadorias eram transportadas do porto para a cidade, fosse nas costas de escravos, fosse em carretas puxadas por bois - e empurradas por escravos. A elite da época, a qual residia em casarões ao longo da via, costumava divertir-se com gritos de "sobe preguiça!" ao presenciar os escravos subindo penosamente a ladeira, sob o peso de sacos de mercadorias pesando até 60 kg ou empurrando carretas abarrotadas. (WIKIPÉDIA, 2012) 

Aqui em Salvador o que não falta são nomes de bairros com origens na época da escravidão (na verdade acredito que isto ocorra em muitos lugares do Brasil).

Não sei se vocês já ouviram, mas a Ladeira da preguiça já foi maravilhosamente bem representada na nossa MPB - interpretada por nada menos que Elis regina.


A minha ladeira da preguiça na Segunda Feira, não é tão íngreme assim, pois é só tomar um cafezinho que melhoro logo do sono... E vocês, como encaram à volta a rotina, principalmente quando se trata de acordar bem cedo para trabalhar, estudar, etc.? Você ainda está bocejando?...rs., não se preocupe ainda faltam 4 dias para nossa "rotina sem rotina".  

6 comentários:

  1. Aaai, adorei este texto, Lucas! Muito interessante!
    Eu gostaria de poder estudar um pouco mais da história da minha São Paulo...
    Bom, segunda-feira é dose pra todo mundo, né... Ontem eu não fiz absolutamente NADA e acordei cansada hoje, hahaha! Vai entender! Pra ganhar coragem, saio da cama na marra, na "dor", e corro pro banho que é o que me resolve.
    beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os mistérios da preguiça...rs.
      Att.,
      Luks

      Excluir
  2. Oi Luks!
    Nossa, eu sou o exemplo de uma pessoa muito preguiçosa, principalmente na segunda-feira!
    Aliás, ainda não tinha visto o novo layout do blog, ficou lindo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, segunda-feira é brabo...rs.
      Obrigado, mas ainda só modifiquei o layout, pois ainda estou na preguiça (na verdade falta de tempo...rs.) para mudar os links, mas cada minutinho vago que tenho aproveito para fazer as mudanças...
      Att.,
      Luks

      Excluir
  3. é complicado acordar cedo. Mais sempre opto por escolher uma boa música pra animar e q o dia continue assim até na hora de dormir. Gostei do novo visual daqui :D
    bjs
    http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua alternativa, bem criativa...
      Att.,
      Luks

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...