segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quem foi Macedo Costa? "O patrono da biblioteca central da UFBA"




Luiz Fernando Seixas de Macedo Costa (1925-1984)

"Médico, professor e reitor, Macedo Costa, na obra coligida em sua homenagem no ano de 1986 teve sua magnificência ressaltada no exercício da profissão, na docência e no reitorado na Universidade Federal da Bahia de 1979 a 1983. Comunicativo, erudito, bom orador, estudioso, empreendedor o ex-reitor da Universidade e patrono da Biblioteca Central, líder do seu tempo que com seu testemunho, obras e realizações se constituem em um patrimônio a ser conhecido, revisitado e seguido.

Natural de Aracaju, (SE) Macedo Costa veio para Salvador ainda criança e nessa cidade, sem esquecer seu estado natal, procedeu seus estudos e carreiras. Em 1949 graduou-se em Medicina, vindo a exercer a profissão em renomadas instituições de saúde, sendo inclusive laureado com prêmios em função da sua atuação. A prática médica e a preocupação com a formação dos futuros profissionais conduziu Macedo Costa para a docência universitária. Em 1955 doutorou-se em Ciências Médicas e Cirúrgicas com a tese “Tentativa de adaptação do Teste Thom ao rato”; um ano depois com o “Estudo sobre a motricidade dos corações linfáticos” titulou-se para a Livre Docência em Fisiologia para a Escola de .Medicina da UFBA.

A Livre Docência para Terapêutica Clínica foi alcançada em 1958 com o estudo dos “Problemas terapêuticos da Bartobelose”. A cadeira de Professor titular de Fisiologia com a tese “Influência e volume uterino sobre o ciclo miometrial” foi conquistada em 1971. Professor da Escola de Medicina da UFBA e da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, o futuro reitor perseguiu a excelência para transmitir aos futuros profissionais não apenas a especificidade da teoria, mas, sobretudo, a formação médica humanista enquadrando a Medicina em amplas dimensões e relacionando-a a outros campos do conhecimento. Essa preocupação conduziu Macedo Costa a uma profícua atuação na Associação Brasileira de Educação Médica.

A experiência como docente e o engajamento nos meandros institucionais da academia, bem como os estudos e visitas técnicas à instituições congêneres, permitiu ao Professor Macedo Costa o amadurecimento para repensar a universidade. Nesse sentido o desejo de uma Universidade mais forte, atuante, destemida e presente para modificar a situação da ciência e da cultura no Nordeste do Brasil foram buscados conduzindo-o em 1979 à Reitoria.

O período do reitorado Macedo Costa foi marcado pelo espectro da crise do petróleo. Transformando-a em oportunidade, o reitor, imbuído de um espírito renovador, projetou a Universidade em patamares amplos imbricando a ciência com a arte. Estabeleceu parcerias, convênios e diálogos com a cultura, a literatura e órgãos de fomento. Restaurou a liturgia e a solenidade dos atos acadêmicos, outorgou títulos de Doutor honoris causa a personalidades baianas, sendo o escritor Jorge Amado e o pintor Carybé alguns dos laureados. O ensino, a pesquisa e a extensão, pontos focais da vida universitária foram contemplados e receberam transcendente influência do reitor. Por outro lado, no reitorado Macedo Costa foram desenvolvidos projetos especiais que alargaram o raio de ação da Universidade e permitiram a ampliação dos espaços físicos da instituição.

Na categoria de especiais se inscrevem o Museu de Arqueologia e Etnologia no antigo Colégio dos Jesuítas. O Museu Afro-Brasileiro fruto de convênio cultural entre o Brasil e países africanos. O Memorial de Medicina iniciativa que teve como objetivo organizar, preservar e difundir os acervos documentais e artísticos da Faculdade de Medicina inaugurado em 1982. Essa iniciativa uniu-se aos festejos dos 150 anos da Faculdade de Medicina da Bahia. O Núcleo Sertão originou-se da doação feita pelo Professor José Calasans sobre o sertão e Antonio Conselheiro. Esse acervo compõe as coleções especiais do Centro de Estudos Baianos. O Hospital Pediátrico, a Central de Manutenção de Equipamentos de Pesquisa na Escola Politécnica, o Projeto Produtivo da Escola de Agronomia que buscando revitalizar o curso, propunha, entre outras coisas, a exploração comercial do Campus de Cruz das Almas. A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX, agência de gerenciamento administrativo e financeiro de projetos ligados à pesquisa e extensão universitárias.

A instalação da Biblioteca Central no campus de Ondina objetivou a centralização dos processos de informação em prédio especialmente projetado para esse fim. A Biblioteca Central afora suas dimensões, recursos para pesquisa e difusão da informação foi singularmente premiada pelo painel executado coletivamente por diversos artistas baianos. Essa obra além do seu valor estético, cultural e patrimonial evidencia o prestigio do reitor Macedo Costa junto aos artistas plásticos, um corolário de cor e beleza para aquele que protagonizou, segundo o Professor Ruy Simões, um reitorado de transcendência preocupado com a perenidade. Atualmente, o SIBI – Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia, tem sob sua responsabilidade e coordena em seu espaço 29 bibliotecas de unidades de ensino e dos órgãos suplementares.

A eloqüência e acuidade de pensamento do reitor Macedo Costa pode ser conferida nas obras concebidas por sua lavra. São textos que abordam o ensino da Medicina e reflexões sobre a universidade considerando aspectos variados atemporais e outros mais específicos. Em todos, se percebe a reflexão e a preocupação com a academia e seu destino. A obra póstuma coligida em sua homenagem traz o testemunho de contemporâneos, familiares e daqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com o reitor. Os relatórios da sua gestão expõem o que de concreto foi realizado no seu reitorado. Culto, erudito, bondoso, pensador de vanguarda, gestor que incorporou na sua vida o significado da palavra universidade, segue como patrono da Biblioteca que leva seu nome e exemplo a ser perseguido." 

Nota: por não possuirmos acesso direto às fontes de informações descritas acima, preferimos inserir as informações fornecidas diretamente pela UFBA - SIBi.

REFERÊNCIA

SILVA, Alda Lima da. Sistema de bibliotecas - UFBA. Disponível em: <http://www.sibi.ufba.br/paginas/conhe%C3%A7a-macedo-costa>. Acesso em: 17 jul. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...