sábado, 21 de abril de 2012

Todo Ponto de Vista é a Vista de um Ponto...


Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é à vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e a sua visão de mundo. isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam? Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita. (TODO PONTO DE VISTA... 2012)
Esta leitura vem a calhar sempre quando somos muito exigentes com a nossa própria escrita, pois geralmente pensamos mais no que o leitor poderá pensar/interpretar do que o próprio conteúdo. Pois bem, sintam-se mais livres na escrita, pois para mim, escrever é uma arte abstrata desde o princípio da nossa intenção. 

REFERÊNCIA

TODO ponto de vista é a vista de um ponto. [S. l.]: [s. n.], 12 abr. 2012. 1 Panfleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...