sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

[Leituras] A Importância do Habitat na Vida de um Ser



Não sei se vocês sabem, mas troglóbio é como denomina-se os animais que jamais saem do seu habitat em busca da claridade do sol, como: peixes, insetos, etc. (ou seja, são moradores principalmente de cavernas e das profundezas do mar), sendo que a maioria possui características particulares nas quais não estamos acostumados a ver, como na imagem logo abaixo, tarata-se do peixe denominado de Cabeça Transparente...



Diante dessa curiosidade fiquei associando estes animais troglóbios conosco, seres humanos "livres e evoluídos".


Uma das fases que mais nos identificamos com tais seres com certeza é durante o período da adolescência (para alguns) cheios de anseios medos e dúvidas. Contudo, essa miscelânea de sentimentos muitas vezes acabam se transformando num mar tão profundo de timidez e solidão, que a vida acuada  e reclusa acaba sendo mais atraente do que "viver" na claridade urbana. 



Analisando os animais troglóbios torna-se perceptível que sua vida é fruto da adaptação natural de sobrevivência, pois suas estruturas físicas e genéticas não suportariam mudanças tão bruscas de ambiente e "socialização" com outros seres... principalmente em se tratando de uma cadeia alimentar totalmente desregular ao seu habitat natural.
Entretanto, como todos sabem, (os animais denominados de irracionais) são seres que conseguem se adaptar às mudanças mais impensáveis independentemente das causa. O incrível é que nós conseguimos - muitas vezes - nos limitarmos com tão poucos problemas, sendo desde uma doença até uma opinião erroneamente interpretada sobre algo que nos incomoda.
Gosto de pensar que um dia todos nós não precisaremos ser um troglóbio por opção. 
Enfim, deixo esta reflexão acerca dos valores que realmente deveríamos cultivar durante esta jornada com um tempo curto que é a vida Terrena. 
No mais, um excelente fim de semana...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...