Iniciação à História da Arte (2009), é um livro de arrasar, principalmente com o bolso do leitor - pois o preço está em média bem salgado. Mas além da necessidade bater na porta do estudante que precisa passar em uma matéria, este livro é sem dúvida uma das fontes de informação imprescindível para a formação de algumas crianças que detém apenas alguns conhecimentos literários passado pela fraca didática escolar que ainda temos no Brasil.
Esse livro é escrito pelo conceituadíssimo H. W. Janson, que escreve de forma bem versátil, as passagens dos Seres Humanos durante séculos no mundo das artes.
Um dos pontos mais fortes do livro é sem dúvida as figuras ilustrativas, principalmente quando se trata das arquiteturas antigas. Outro ponto forte do livro é a forma solta e opinativa em que os argumentos de Janson é passada para os leitores, pois deixa de ser aquela forma chata e didática de ensinar história e principalmente por conseguir passar os valores culturais de cada época.
Essa é uma figuras que ilustram seu livro, e o melhor são suas explicações bem descritivas que rompem tempo e espaço. Essa figura é da autoria de Mary Cassatt e o nome da pintura é O banho de 1891.
Desde a capa até cada página que passamos com os nossos dedos, percebemos a delicadeza e fineza que editaram este livro e de certa forma este cuidado é reflexo do assunto principal do livro, pois falar de arte e não senti-la não teria graça, não é mesmo? Só em ver o livro já sabia que não seria nada barato... Mas quem disse que conhecimento é barato?
O livro sempre tenta dar um apanhado geral da história da arte, mas dependendo da época abordada os assuntos são geralmente sobre: contexto histórico, arquitetura, pintura, escultura e algumas coisitas mais...
Enfim, acredito que este livro ajudará não só os alunos que cursam o ensino superior, mas com certeza conseguirá abrir a mente de muitos jovens acerca dos valores que a arte tem na vida (ou deveria ter) de cada um, pois a arte é feita a cada segundo, mas o que fica são apenas resquícios de um passado que poderá nos ajudar a entender o presente e auxiliar o nosso futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário