quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Alma do Homem Sob o Socialismo



Sinopse

Neste ensaio, o articulista preciso analisa, à luz da realidade do séc. XIX (sem que por isso o texto seja menos atual), o socialismo, desde que mantida antes de tudo a Individualidade.
Wilde, neste primoroso estudo, demonstra que a autoridade, seja ela qual for, e a propriedade estão na origem de todas as deformações sociais. (Informações localizadas na 4ª capa do livro)

Por conhecer alguns livros de Oscar Wilde, já tinha a expectativa de ler mais uma grande obra (mesmo sendo uma leitura não popular como deveria ser). Nesse livro Oscar Wilde expõe toda ideologia acerca do Individualismo perpassando desde a importância do comunismo até chegarmos no socialismo - que segundo o autor - é o mais próximo que chegamos da perfeição social.






Wilde destaca o verdadeiro valor humano que podemos carregar em nossas vidas, que sem dúvidas é o valor da independência intelectual (livre de qualquer alienação cultural, estética, etc.).




Gosto muito destes "livro de bolso" que encontro por aí, sendo que a editora L&PM é uma dessas que abarcam tais publicações. Este livro faz parte de uma coleção compostas por mais três livros, que são:

  • De profundis e outros escritos do cárcere
  • O fantasma de Canterville e outras histórias
  • O retrato de Dorian Gray
Este último, é umas das obras primas de Wilde. No livro - A alma do homem sob o socialismo - pude perceber uma visão altamente atual e nada conservadora, sendo uma leitura bem agradável desde na sua narrativa à sua gramática.
Somente no aspecto do design que deixou a desejar, mas a leitura (que sem dúvida é o mais importante) agradou-me muito... recomendadíssimo!
Gostaram da dica e resenha? Desde já agradeço a visita....

- Classificação - 

Capa:  
Design: 
História: 
Narrativa: 

REFERÊNCIA

WILDE, Oscar. A Alma do homem sob o socialismo. Porto Alegre: L&PM, 2010. 92 p. ISBN 978-85-254-1246-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...