quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Organização da Informação: Princípios e Tendências

Ótima opção para os amantes da  Indexação...


Antes que você estranhem, o livro Organização da Informação: Princípios e Tendências faz parte de publicações específicas na área de Biblioteconomia & Documentação.

Este foi um dos melhores livros que aborda o tema acerca de Indexação e Classificação de assuntos que já li durante o curso que presto.

Para quem trabalha com indexação, principalmente nas atividades técnicas da área biblioteconômica, sabe o quão importante é desenvolver um olhar mais interdisciplinar na área do conhecimento para colher bons resultados nas definições de assuntos.

O livro apresenta capítulo que abordam assuntos desde o processo de leitura no âmbito da subjetividade até a organização de informações em espaços digitais.


Principalmente para o pessoal que é ligado a uma teoria do assunto (pois na prática todo mundo acha que manda bem),recomendaria o capítulo 3 - pois trata da Importância de Ranganathan para a Organização do Conhecimento.

Com apenas 8 autores, esta coletânea ajuda além das expectativas, pois mostra de forma detalhada variáveis dicas para uma boa Indexação.

Recomendadíssimo para quem trabalha nesta área do conhecimento científico...

REFERÊNCIAS

NAVES, Madalena Lopes.; KURAMOTO, Hélio (Org.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet De Lemos, 2006. 142 p. ISBN 8585637307.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...