segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Música de Qualidade - Tiê

Em um dos passeios nos blogs amigos acabei conhecendo uma cantora que chamou muito minha atenção...eis que fiquei tão interessado que fiz uma mini pesquisa sobre a cantora Tiê. 
Conhecem?


Biografia

Tiê foi modelo, cursou Relações Públicas, na FAAP, estudou canto em Nova Iorque e foi dona de um brechó/restaurante em São Paulo. No Café Brechó, conheceu duas figuras importantes para sua carreira na música: Dudu Tsuda e o compositor Toquinho, com quem a cantora gravou sua primeira música e viajou pelo Brasil e Europa em turnê. Em 2008 começou a fazer shows solo e entrou para as listas de cantoras promissoras na imprensa. Em 2007 ela gravou um EP com quatro músicas, em parceria com Dudu Tsuda - tecladista das bandas Pato Fu, Jumbo Elektro, Cérebro Eletrônico e Trash Pour 4. Depois passou seis meses apenas compondo o restante das músicas do disco. A cantora Tiê, 28 anos, lançou seu primeiro disco - “Sweet Jardim” - em março de 2009. No disco, Tiê mostra suas composições, canta e toca piano e violão, em dez faixas de autoria própria, gravadas ao vivo, ao estilo low-fi. As composições são autobiográficas, delicadas e conquistam. Como em Passarinho, que fala sobre seu nome, ou na emocionante “A Bailarina e o Astronauta”. A base da maioria das canções é o violão tocado por Tiê, a que somam efeitos incidentais e intervenções. Outras trazem a letrista/cantora ao piano. A música título, “Sweet Jardim”, um folk-feliz, tem os violões do Toquinho. Uma pitada de David Bowie, caixinhas de música, Tom Waits, estrelas cadentes, Nancy Sinatra, chuvas de papel, Ella Fitzgerald, sapatilhas de ponta, Beatles, boás, Doris Day, balas de goma, e tantos outros que infiltraram sua derme durante esses 27 anos. Enfim, ela decide caminhar sozinha pelos ladrilhos musicais com suas misturas requintadas que sabem muito bem onde querem chegar. Mesmo com tanta bagagem, foi durante sua pausa para cuidar do pulmão, que realmente conseguiu abrir a caixa de Pandora e ter a sua mais profunda inspiração. Ela mesma. (LASTFM, 2010)


Amei a doçura e delicadeza que identifiquei na voz da cantora Tiê, além das letras que mesmo sendo interpretações... ela acaba dando um nova cara a música interpretada a ponto do ouvinte parar e refletir na melodia e na letra de músicas que nem imaginavam ter tais destaques..rs. Pesquisem sobre isto que informei, pois vocês iram surpreender-se, confiem em mim  :)
Espero que gostem da dica....

Referências

LASTFM. Biografia. jul. 2010. Disponível em: <http://www.lastfm.com.br/music/Ti%C3%AA/+wiki>. Acesso em: 12 nov. 2011.

12 comentários:

  1. - Muito Legal linda a voz da cantora..

    ResponderExcluir
  2. - Muito legal... - Linda a voz da cantora...

    ResponderExcluir
  3. A voz dela é demais. Acabei a conhecendo sem querer, mas já me apaixonei pelas músicas. Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. Gostei da leveza, do tom de brincadeira com a liberdade, da voz e do balanço contagiante. Surpreendente! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  5. Eiiita, nem conhecia, agora conheço haha ;
    Ótimo post, ótimo Blog, seguindo!

    Dá uma olhadinha no meu? Eis o link: papeldeumlivro.blogspot.com

    Uma ótima semana, abrçs .

    ResponderExcluir
  6. Oi Luks!
    Não consegui ouvir o vídeo pois estou sem som no pc, mas acho que não gostaria muito do estilo da música! Não é muito ''minha praia'' ahuauha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Para Andressa:
    Kkk, gostei da sinceridade :)
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  8. Para Todos:
    Agradecido pela visita...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  9. Valeu a dica Luks! A cantora é muito boa mesmo, vou passar a dica adiante para conhecer a Tiê!
    Att.,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  10. Que bom Leandro, valeu pela visita.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...