quinta-feira, 3 de novembro de 2011

1º Encontro Mundial dos Blogueiros



É ilustrativo que o 1º Encontro Mundial dos Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (PR), não tenha recebido da chamada grande imprensa o espaço e a atenção condizentes com sua importância. Significa que esses veículos ainda não compreendem muito bem o novo ambiente das comunicações, que deve ser cada vez mais partilhado com os representantes das novas mídias. E essa incompreensão tem levado ao distanciamento com a população. 
A magnitude do encontro revela sua importância: participaram 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 17 etados brasileiros e 23 países de todos os continentes. A troca de experiências foi combustível para avaliações interessantes sobre a relação das novas mídias com as tradicionais, sobre o papel das comunicações no atual contexto internacional e sobre o protagonismo crescente da blogosfera. 
A necessidade de uma nova regulação de mídia no Brasil ficou clara durante todo o encontro, inclusive, integrando a Carta de Foz do Iguaçu. O norte para esse marco legal, cuja base de discussão se origina na 1ª Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), é o estímulo ao caráter público, comunitário e diversificado dos meios de comunicação. Só essa perspectiva é capaz de combater os monopólios hoje existentes no setor, via impeditivos às propriedades cruzadas e ao uso indevido de concessões públicas, com garantias ao acesso à comunicação democrática e plural. 
Os blogueiros foram consensuais quanto ao “direito humano à comunicação”, portanto, as sociedades devem caminhar para a democratização do acesso aos meios digitais. Um primeiro passo e na direção oposta ao modo como as mídias tradicionais se organizam e tratam a informação, que se vira instrumento de reprodução de desigualdades e fortalecimento do poderio das elites mundo afora. 
A experiência foi riquíssima, com debates sobre os avanços, mas também problemas e desafios. Um deles é como enfrentar a estratégia das grandes corporações de tentar sufocar financeiramente os que despontam como ameaça ao seu poderio. O caso mais visível é no bloqueio que Visa, Mastercard, Paypal e Bank of America impuseram ao WikiLeaks, responsável pela divulgação de mais de 250 mil documentos diplomáticos dos EUA e que se viu obrigado a suspender suas atividades por falta de recursos. Por outro lado, a atomização e superficialidade das mídias sociais e blogs foram vistas como obstáculos.  
A Carta de Foz apresenta cinco frentes de luta: 1) Liberdade de expressão plural, descolada da defendida pelos monopólios midiáticos; 2) Contra qualquer tipo de censura ou perseguição, especialmente a que ocorre via judicial; 3) Por uma nova regulação da comunicação; 4) Pelo acesso universal à banda larga de qualidade; 5) Contra a censura na internet.  
Trata-se de um conjunto importante de iniciativas, capaz de aprofundar o intercâmbio e fortalecer os laços firmados no primeiro encontro. Definitivamente, há algo de novo no ar, ou melhor, na rede. (JORNAL DO BRASIL, 2011)

REFERÊNCIA

JORNAL DO BRASIL. Encontro mundial dos blogueiros. [s. l.], 2 nov. 2011. Disponível em: <http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2011/11/02/encontro-mundial-de-blogueiros/>. Acesso em: 02 nov. 2011.

5 comentários:

  1. Oi Luks!
    Poxa, é uma pena que seja longe de onde moro. Gostaria que algum dia fizessem um encontro aqui perto, mesmo que não fosse mundial!
    Mas a ideia é boa, e sorte de quem conseguir comparecer.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luks!
    Espero que o encontro seja ótimo
    Quando fazem aqui no RJ é bem legal

    Sucesso no evento.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. OI...
    PASSANDO, GOSTANDO... SEGUINDO!
    ABRAÇOS....
    VISITE MEU CANTINHO!
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Luks!!

    adorei a nova coluna, que estreou com um evento que, apesar de ser blogueira a pouco tempo, queria muito ter ido!!

    até mais!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana esse encontro
    Imagina encontrar tantas pessoas diferentes eim
    Amei a ideia
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...