segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Hannibal: a origem do mal

                           






Hannibal: a origem do mal


Sinopse:
"Os leitores que aguardavam a publicação de uma nova obra de Hannibal só querem saber se este livro é tão bom quanto Dragão vermelho e O silêncio dos inocentes [...]. É com muito prazer que lhes digo que não. Não é tão bom, é muito melhor." - Stephen King.

O autor Thomas Harris começou a carreira cobrindo crimes nos EUA e no México, pois na época ele atuava como repórter e editor de um Jornal de Nova York. 

O livro de Hannibal a origem do mal demonstra a sagacidade de vingança que a mente humana é capaz, pois mesmo depois de tanta desgraça que acontece no período da infância de Hannibal Lecter a vida lhe dá uma nova visão de mundo.

Esta visão está alicerçada de muito cuidado e preocupação (e porque não dizer de amor) por parte dos seus tios "Conde" Robert Lecter e Lady Murasaki. Contudo, mesmo numa posição mais madura de vida, sendo um dos mais jovens a passar em uma Faculdade de Medicina na França ele não esquecia de vingar Mischa (sua irmã). 

Esta vingança é refletida na ação de canibalismo que Hannibal e Mischa Lecter sofreram na década de 40 (1940 -1945), quando seus pais morreram num confronto entre os nazistas e os russos (no finalzinho da guerra). Contudo, somente Hannibal e os assassinos de sua irmã conseguiram se salvar dos bombardeios e do terrível frio que atormentavam ainda mais o país da Lituânia naquela época.

Esses eram os nomes que Hannibal Lecter fizera questão de descobrir e matar (com uma romântica lentidão) um a um: 

Vladis Grutas
Zigmas Milko
Bronys Grentz
Enrikas Dortlich
Petras Kolnas

O livro possui uma linguagem meramente rebuscada e riquíssima em detahes históricos e culturais principalmente dos países como Lituânia e França.

Enfim, para quem gostou do filme e do livro O silêncio dos inocentes, irá entender a origem de tanta atrocidade e "romantismo" que circundam às estórias do Doutor Hannibal Lecter. Se ficou interessado pela resenha do filme é só clicar aqui.


Referência:

HARRIS, Thomas. Hannibal: a origem do mal. Rio de Janeiro: Record, 2007. 343 p. ISBN 8501078425 

5 comentários:

  1. Olá querido, obrigada pela visita e comentário,
    passando para sentir o astral daqui, e lhe desejar uma bom inicio de semana, e dia 10 está chegando, e com ele desejo-lhe a sorte de levar para a tua estante um dos nossos livros lá do O diario de uma poetisa, dos novos autores.
    Estou com post no meu blog, esperando por sua espiada, é do livro que acabei de terminar.

    ResponderExcluir
  2. Como vai Lucks? Grande dica de leitura, assisti o filme e pela chamada do post estou vendo que vale a pena comprar o livro!
    Saudações,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  3. Bem, só assisti o filme,mas espero comprar o livro que deve ser infinitamente melhor que o filme.(como na maioria das vezes).
    Valeu pelo post.
    http://nomundodosleitores.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...