terça-feira, 6 de novembro de 2012

ABRAINFO?¿


Profissionais da Informação

Nos últimos meses pelas redes sociais foi possível constatar o interesse dos bibliotecários, arquivistas e museólogos pelo tema "representatividade profissional". Essas discussões mostraram um quase e inesperado consenso: a necessidade de integração maior entre entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. As ferramentas digitais, incluindo a internet, foram determinantes para essa aproximação - já evidenciada no perfil dos cursos de formação de profissionais para essas áreas, bem como no perfil de nossas representações acadêmicas e políticas.

Dessa constatação surgiu a proposta de abertura de um novo espaço de diálogo e de convergência. Para chegar a essa meta, considerou-se a necessidade de existir uma associações que pudesse reunir, amplamente, os profissionais de Informação - sem as tradicionais divisões. Assim, com o trabalho incansável do nosso colega Luís Milanesi, está sendo proposta a criação da Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO)

Essa entidade de caráter nacional deverá aproximar pessoas físicas que trabalhem na área da Informação, os bibliotecários, arquivistas e museólogos e, ainda, engenheiros, linguistas e outros que inclusive dão aulas nos cursos das três áreas. O objetivo maior que se busca é a convergência tanto do ponto de vista teórico e prático quanto da representatividade social. (Informações obtidas por e-mail)

Bem, acho que toda iniciativa em prol da área científica é válida, desde que seja tudo bem explicadinho e que realmente venha somar  e não apenas ser mais um entre tantos outros já existentes.

O encontro ocorrerá no próximo dia 23 de novembro, às 14 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, rua da Consolação, 94, São Paulo, onde será realizada a Assembleia de Fundação da ABRAINFO – Associação Brasileira de Profissionais da Informação.

Estou na torcida...


2 comentários:

  1. Interessante mesmo, que esse encontro seja um sucesso e traga muitas coisas boas aos profissionais da área.

    Att.
    Roberta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...