Hoje irei comentar sobre A sombra da escravidão - título do texto escrito por Roberto Pompeu de Toledo, publicada pela Revista Veja de 1996.
Um dos momentos de leitura que me surpreendi foi quando li que ainda havia/há um processo de esquecimento nacional, ou seja, o Brasil em especial, faz questão de criar memórias simplesmente histórica e heroicas com intuito de destacar seus avanços socioculturais. Vocês já ouviram o hino à República de 1890 (sugiro a pesquisa), irão ter uma surpresa com tanta força de vontade que os pseudos "intelectuais" faziam/fazem questão de amenizar o processo de escravidão no Brasil.
O texto apresenta fatos com aspectos e conceitos que imperavam/imperam acerca de ideologias que designam hierarquias ou subordinações sociais mediante (principalmente) a "cor" da pele ou origens de uma cultura/etnia escravocrata. Também é apresentado no texto uma informação que desconhecia (mesmo sendo um aluno aplicado nas aulas do ensino médio na matéria de História):
Garanto a vocês que a leitura deste artigo mudará ou pelo menos ampliará sua visão acerca dos acontecimentos que surgem até os dias atuais... Se quiserem podem conferir aqui.
REFERÊNCIAS
TOLEDO, Roberto Pompeu de. A sombra da escravidão. Revista Veja: Editora Abril, [São Paulo], p. 52-55, 15 maio 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário