domingo, 19 de fevereiro de 2012

[Leitura(s)] Racismo em Salvador - 2012

Acordei na semana passada com uma reportagem ouvindo um advogado falando com tanta indignação a seguinte frase: É inacreditável em pleno 2012 ter atitudes racistas em Salvador...
Logo abaixo tem uma reportagem do Correio 24 horas detalhando os fatos:

O estudante de Medicina Veterinária Marcos David Silva e Silva, 26 anos, reuniu cerca de 30 amigos em protesto contra o preconceito racial na frente do Estádio Metropolitano Pituaçu, ontem [12/02/2012], antes do BA-VI. Ele diz ter sido vítima de racismo, supostamente praticado por uma vizinha na manhã de anteontem, no prédio onde mora, o edifício São Marcos, na rua Emílio Odebrecht, Pituba. 
Conforme relata o advogado da vítima, Edmario Maia, as imagens do sistema interno de segurança atestam que Marcos teria sido empurrado pela vizinha no momento que ele tentava entrar no elevador de serviço. “Ela empurrou e disse: ‘Você não vai entrar, não, sua coisa’, e aí começou uma discussão e ela começou a falar todo tipo de injúria, de conotação racista”, acusou. 
Marcos deu queixa na 16ª Delegacia (Pituba). Segundo o advogado, a mulher estava acompanhada de sua filha, mas não foi identificada porque ainda não depôs à polícia. O porteiro e o zelador do prédio, testemunhas do crime, já prestaram depoimento. A gravação foi encaminhada ao delegado Alberto Scheramm Filho, responsável pelo caso, que será encaminhado para o Ministério Público. (CORREIO24HORAS, 2012)


Uma história dessa parece ser vista somente nos livros ou filmes, e mesmo assim nós já estamos acostumados a dizer: isso é ficção... Contudo, no fundo sabemos que essa história de terror é fruto da arrogância e medo do diferente.
Enquanto estava lendo esta notícia, fui lembrando da semana que passavamos no colégio com o Projeto da Consciência Negra. Confesso que muitas vezes achavamos que alguns comentários acerca das discriminações e preconceitos eram mais de cunho político do que a história real. 
Infelizmente esta história possivelmente não terá um fim digno, pois mais importante do que resguardar os direitos iguais a todos, nossos seres humanos preferem "sambar num samba" eterno da ignorância alienada.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...