sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Presentes Natalinos...



O Natal é uma festa mundialmente conhecida, é quando os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo.
Não se sabe a origem desta data, apenas que foi oficialmente criada pelo Papa Libério, no ano de 354 d.C.
É comum que nesta data as pessoas troquem presentes, para lembrar que os três reis magos - Belchior, Baltazar e Gaspar - ofereceram presentes para o menino Jesus após o seu nascimento.
A prática de se dar presentes representa essa história, porém Papai Noel é uma menção a um bispo romano, do século V, “São Nicolau”, que oferecia, no dia 6 de dezembro, donativos - às escondidas - às filhas de um homem muito pobre. Por isso existe o dia de São Nicolau, que aos poucos foi se fundindo com o período natalino. (BRASIL ESCOLA, 2011)
A troca de presentes pode ser explicada de duas formas. A primeira, de fundo religioso, diz que o menino Jesus, quando nasceu, foi presenteado pelos Reis Magos. Ao trocar presentes no Natal, as pessoas estariam repetindo esse ato. Alguns historiadores têm outra versão. A troca teria surgido na Roma antiga. Durante uma semana de dezembro, os pagãos saíam às ruas para comemorar a Saturnália. Música, comilança e sexo - tudo era permitido. Além disso, as pessoas trocavam presentes como forma de confraternização. Quando a Igreja Católica escolheu o dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Jesus, a Saturnália foi proibida, mas alguns dos costumes pagãos, como a troca de presentes, acabaram sendo adotados pelo cristianismo.
Caso parecido é o da árvore de Natal. Antes do nascimento de Jesus, os egípcios usavam galhos verdes de palmeiras nas festas de dezembro como sinônimo de vida, energia e fertilidade. Os druidas decoravam carvalhos em suas festividades. A proximidade com o dia 25 acabou fazendo com que esse costume fosse trazido para o Natal. Séculos depois, por influência do clima do norte da Europa, o carvalho foi substituído pelo pinheiro. (REVISTA ÉPOCA, 2004)



O presépio é um dos poucos símbolos que têm sua origem religiosa comprovada. Quando São Francisco de Assis decidiu construir o primeiro modelo, em 1223, ele se inspirou no relato da visita dos Reis Magos. A idéia era reconstituir o ambiente onde Jesus nasceu, com a manjedoura, os reis do Oriente, pastores e outros presentes. Depois o costume se difundiu entre os cristãos. (REVISTA ÉPOCA, 2004)

Nesta semana ganhei uma linda lembrancinha da minha coordenadora de trabalho, vejam se não é uma gracinha...



Antes que me perguntem, isto é um marcador de página...rs. Enfim pessoal, um Feliz Natal para todos nós... repleto de amor e realizações nesta nova empreitada, que venha 2012...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...