sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crisna Pires





Lendo a Revista Muito do Jornal ATARDE, encontrei uma coluna que chamou minha atenção pelo destaque que o texto apresentava - sendo o seguinte título: A moça atrás da câmera, escrita por Mariana Paiva

Este artigo nos apresenta uma pequena biografia da fotógrafa Crisna Pires e sua empreitada na área artística, pois fotografar também se trata de um olhar apaixonado que todo amante de arte desenvolve.


O mais estimulador da história de vida de Crisna Pires é que a mesma percorreu vários caminhos antes de se firmar na sua carreira, a ponto de apostar e encontrar o seu diferencial numa carreira que cada vez mais tem adeptos vorazes nesse mundo 'tecnológico'.


Um dos pontos que mais me chamou  atenção sobre a vida de Crisna foi justamente o ambiente no qual convivia com o pai - Roberto Pires, um ambiente ricamente artístico, pois a mesma afirmou na entrevista da Revista Muito (2011, p. 34): "[...] Nós vivíamos cinema 24h[oras] e era impossível não se envolver". 

Bem, como gostei desta história contada lá em 2011, resolvi enviar um simples apanhado de perguntas para Crisna Pires e a mesma gentilmente respondeu e cedeu uma entrevista ao Leituras Sem Compromisso (LSC):


LSC - Pra você, o que é arte?

Crisna - Arte pra mim é poder criar. Criar a partir daquilo que você é, do que você viveu, viu e sentiu. Seja lá em qualquer área, na fotografia, na música, no cinema.

LSC - O que a fotografia significa na sua vida?

Crisna - A fotografia é a expressão exata do meu olhar sobre as pessoas e as coisas que fotografo.
Registrar um momento único  pra mim é tudo. Eu acordo, durmo, penso, sonho com fotografia. Eu mesmo trato minhas fotos.. Eu diagramo álbuns . Eu faço tudo
Não saberia mais viver mais sem isso.

LSC - Quais foram os trabalhos anteriores que lhe influenciou para o caminho da ‘arte fotográfica’?

Crisna - Acho que o mais me influenciou foi a convivência com meu pai, cineasta Roberto Pires.
Ele fez o primeiro longa aqui na Bahia, chamado Redenção, eu nem era nascida.
Cresci nos bastidores do cinema. Meu pai estava sempre fazendo, dirigindo, escrevendo filmes. Acho que eu não tinha como ser diferente.

LSC - Quais são os pontos positivos e negativos da sua profissão?

Crisna – Eu gosto muito de emocionar as pessoas com o resultado do meu trabalho. Fico muito feliz também com essa possibilidade de fazer amigos, conhecer gente. Como eu fotografo muitas gestantes, a maioria me procura novamente para fazer fotos dos bebês e com isso eu acabo criando um laço com a família. Tem muitos clientes que moram no meu coração e eu acho que eu moro no coração deles também.
Como fotografa, eu sou aquela pessoa que entro na casa da família, participo  de algum momento da rotina do casal e do bebê. Pra isso você tem que ser uma pessoa com empatia e carisma.
O ponto negativo eu ainda não achei... Acho que não tenho nada a reclamar...rs.

LSC - Qual é a foto que faz te lembrar só dos bons momentos de sua vida?

Crisna - São tantas que não daria pra descrever aqui. Mas fotos dos meus filhos desde bebês são as mais emocionantes pra mim.

LSC - Qual o conselho que você daria para os que gostam e querem seguir a profissão de fotógrafo(a)?

Crisna - O primeiro conselho é estudar e praticar muito para apurar o olhar. Pesquisar vários fotógrafos de vários lugares do mundo e ver muitas fotografias. Isso ajuda muito a criar referência até você descobrir o seu estilo.
Uma dica: tem um livro sobre fotografia que fala da luz... A Luz Perfeita de Bill Hunter. Todo fotografo tem que ler esse livro.

Crisna tem uma empresa de fotografia que é a Iglu Photos que criou junto com sua sócia e amiga Sandra Moura que mora atualmente no Rio de Janeiro. Mas, Crisna atualmente está trabalhando em cima da sua marca - Crisna Pires.
Conheça alguns dos seus trabalhos:







Seus sites de divulgação são: 

REFERÊNCIAS

A MOÇA atrás da câmera. Revista Muito, Salvador, n. 172, p. 34, 17 jul. 2011.

COELHO, Paulo. Brida. Rio de Janeiro: Rocco, 1990. 286 p.



















6 comentários:

  1. Ola´td bem, faz tempo que não te visito
    hoje adorei ler seu post essa moça é mesmo muito legal, parabéns
    Deixo um abraço de bom final de
    semana, bjusss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Passando pela primeira vez aqui no blog e adorando!
    Amei a entrevista =)
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita Patricia, mas acho que você está enganada...rs., pois não é a primeira vez que vem ao blog. Aproveitando sua visita, você já recebeu o código de rastreamento do livro?
      Att.,
      Luks

      Excluir
  3. Obrigada mais uma vez Lucas pela oportunidade de mostrar e falar sobre a minha arte.
    Bjãoo
    Crisna Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apenas agradecimento a você, principalmente pela generosidade e paciência de responder as perguntas... Mais uma vez, muito obrigado.
      Bom que você gostou do post, bom sinal...
      Att.,
      Luks

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...